ROTEIRO

Rota Religiosa - Aeternum

A religião permitiu ao homem estabelecer uma relação com a vida numa dimensão que excede a aparência, lhe permitindo encontrar o sagrado.
O seu papel e a sua importância podem ser lidos no jogo de volumes da arquitetura neogótica da Igreja Matriz, nas cores, nas formas de seus vitrais e nos espaços que se alojam no nosso íntimo. O falar silencioso do Convento e Capela de São José nos colocam em contato com nossa fragilidade, fazendo com que experimentemos sentimentos difíceis de serem explicados. Compartilhamos, no Ermida a crença da reza, da graça alcançada e da descoberta de mais significados que nossos olhos podem enxergar.



Cemitério Municipal: O cemitério representa uma das maneiras que o homem encontrou para materializar sua presença. As suas simbologias e rituais de passagem nos levam a reflexões e a busca do entendimento do que vai entre a vida e a morte. Mas também se oferece à leitura, à compreensão associada ao desejo de consagração e à identificação das estruturas sociais e culturais da comunidade. A arte sempre foi a mais sublime forma do homem refletir sobre sua existência. Assim, cada família valeu-se da arquitetura, da literatura nos epitáfios, da fotografia. Enfim, recorreu à capacidade criadora dos artistas para expressar sentimentos e tentas aplacar a dor da perda, mas de forma que também cada representação fosse passível de expressar valores simbólicos para perpetuar a memória de um ente querido.

Convento das Irmãs de São José - Os lugares sempre são espaços que enviam mensagens, despertam sentimentos e são tão impressivos quanto a sua história e a importância que possuem para uma comunidade. Através dos espaços amplos, do falar silencioso do Convento da Consagração das Irmãs de São José vivemos uma experiência que redimensiona nossos conceitos e valores. Esta expressividade desperta nossos sentidos, instaurando em nosso ser a certeza de que, se existe uma resposta que justifique a brevidade da vida, ela está aqui.
As Irmãs de São José se estabeleceram em Garibaldi no ano de 1898. Em janeiro de 1899, as irmãs iniciam as aulas, no início, administradas na língua italiana, uma vez que a totalidade dos habitantes eram imigrantes italianos. Hoje no convento funciona o Hotel Mosteiro, com disponibilidade de 35 apartamentos. pernoite com café da manhã, almoço e jantar para grupos acima de 30 pessoas, mediante agendamento. O Hotel Mosteiro São José possui ainda uma linda capela, salas de retiro, encontros e cursos.

Ermida Nossa Senhora de Fátima - A devoção a Santos e Mártires é um dos legados que identificamos nas comunidade da imigração italiana. A religião, no início do processo de colonização, contribui para a identificação cultural dos imigrantes segregados às suas terras, muitas vezes privados do convívio social e num ambiente diferente do que viviam. A religião lhes resgatou a força de ânimo, permitindo a reconstrução de seu mundo cultural. promovido pela prática de buscar na religião a crença em solucionar problemas e contornar situações, é que a comunidade de Garibaldi decidiu erguer uma ermida para marcar o entusiasmo e promover a manifestação de devoção e fé a Nossa Senhora de Fátima. A edificação, construída em 1953, possui cobertura de seis águas. A imagem de Nossa Senhora, que se encontra no altar, foi entalhada em madeira e doada por Portugal. Seguindo a tradição católica - aparição de Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de maio - todos os meses neste dia são celebradas missas em sua homenagem.

Igreja Matriz São Pedro - A construção da Igreja Matriz foi uma iniciativa do Frei Bruno de Guillonay. Inspirado em projeto encomendado na França, o engenheiro Agostinho Mazzini foi o responsável pela execução. Além da arquitetura com linhas góticas, destacam-se os vitrais coloridos, as pinturas murais, o altar artístico, a estatuária e seu imponente órgão de tubos. A Matriz é o mais importante símbolo de religiosidade de Garibaldi.

Museu e Arquivo Histórico - O prédio original - de madeira - abrigava a Societá Italiana de Mútuo Soccorso Stella D\'Italia. Foi substituído pelo de alvenaria, feito em duas etapas - 1884 - 1892. Em 1913 abrigava um hospital, e em 1914 - início da I Guerra Mundial - foi entregue ao Governo Italiano. Em 1939 teve seu acervo e parte do prédio incendiado. O Museu foi inaugurado em 1985.

Pousada dos Frades - No Convento São Francisco de Assis, entre os imensos corredores, temos a impressão que o tempo parou e a serenidade nos conduz à meditação. A fé se manifesta ...

Telefone: (54) 3462-8235

Email: turismo@garibaldi.rs.gov.br

Site: http://www.turismogaribaldi.rs.gov.br/

Cidades do Roteiro

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES