ROTEIRO

Travessia dos Aparados da Serra

A verdadeira travessia dos Aparados da Serra é realizada na área central da montanha onde estão os grandes Canyons.
A área central dos Aparados da Serra pertence ao município de São José dos Ausentes, com grandes áreas de preservação particular até maior que os parques nacionais ao sul da montanha (Cambará do Sul - RS).
Os Parques Nacionais ao Sul da montanha Aparados da Serra: Parque Nacional dos Aparados da Serra e Serra Geral, não permitem caminhadas fora de trilhas já formatadas pelo IBAMA. Algumas operadoras da região vendem travessias dos Aparados em Canyons sem expressão para Aparados da Serra que ficam mais ao sul da montanha quando a formação de Aparados já esta sofrendo desencadeamento para formação de montanhas da Serra Geral. 
A travessia começa as bordas do Canyon da Encerra, cruzando as bordas do Canyon do Realengo, Boa Vista, Coxilia, Monte Negro, Cruzinha e Tigras. Todos são grandes Canyons que podem chegar a 6 km de extensão e 900 metros de profundidade. O trekking as bordas dos Aparados em campos com mais de 1.300 metros de altitude em meio a animais silvestres como o graxaim, veado campeiro, puma e outros animais nativos.
A hospedagem se dá aproveitando a  estrutura de fazendas, nas proximidades das bordas da montanha, trazendo certo conforto ideal para o clima temperado da região.




Site: https://turismocambara.wordpress.com/2014/08/25/travessia-dos-aparados-da-serra

Cidades do Roteiro

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES