A truta Arco-Iris, principal estrela deste roteiro, é originária da América do Norte e foi introduzida em todos os continentes. No Brasil, principalmente no sul e sudeste, nas regiões de altitude.
Através da Rota o visitante poderá conhecer e usufruir da mais completa rede de informações disponibilizada sobre a truta nas suas mais diversas formas de apresentação, desde o fornecimento do alevino, o peixe para pesca de rio e açudes, o peixe processado e defumado até chegar a mesa nos mais refinados e saborosos pratos.
A Rota é um produto turístico que promove a união de todos agentes e atores da cadeia de produção da pesca amadora nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os municípios participantes são aqueles nos quais a truta habita os rios desde sua primeira introdução em 1949 pelo Ministério da Agricultura e é pescada através da técnica de pesque e solte por meio de fly e em açudes e viveiros com produção comercial, seja para venda de peixe ou como pesca.
Além dos municípios gaúchos relacionados abaixo, os seguintes municípios catarinenses compõem a Rota: Angelina, Bocaina, Bom Jardim da Serra, Campo Alegre, Gaspar, Ilhota, Lages, Painel, Pouso Redondo, Rio Rufino, Rodeio, São Joaquim, Treviso, Urupema e Urubici,
Site: https://www.facebook.com/rotadatruta/?fref=ts