Com arquitetura gótica, é considerada uma das mais belas do estado, e a 7º maravilha arquitetônica religiosa do Brasil. Sua construção iniciou em setembro de 1950 e foi concluída em 1959, possuí 53 metros de comprimento, na porta tríplice de entrada podemos visualizar o vitral com a imagem de
Acervo de maquinaria, utensílios domésticos referente à colonização italiana do município, arquivo histórico com documentos da colonização de 1918, computador IBM 1970, funerária de índios, aparelhos e mesas de telefones de 1950.
Atividades de exposição permanente, palestras com visitas
Lá se encontra a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, uma queda d´água de 20m, área verde e preservação ambiental com sanitários e churrasqueiras, podendo praticar o turismo ecológico, explorando o riacho por trilhas. É um lugar muito bonito, repleto de vegetação nativa.
É um centro de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia em diversificação agropecuária, agroindústria e minerologia. Mantido pela URI.
Local onde surgiu o município de Frederico Westphalen. Foi instalado um Barril e represada a água de um pequeno córrego para ficar ao cômodo e alcance dos cavalos de montaria e de carga dos primeiros vianjantes e viajeiros.
A diocese de Frederico Westphalen foi eregida em 1961; a paróquia, onde agora se levanta o Santuário foi fundada há mais de 70 anos.