ATRATIVO

Igreja Matriz São Roque

A construção da igreja matriz teve início no ano de 1937, tendo sido inaugurada em 06 de janeiro de 1939. A ereção da paróquia, porém, só aconteceu em 15 de agosto de 1960. Desde 1947, embora Faxinal do Soturno ainda fizesse parte da paróquia de Novo Treviso, havia padres aqui residentes que atendiam ao serviço paroquial.
Obra de rara beleza, tanto na sua arquitetura, como nas pinturas. Suas pinturas internas representam o Novo e Antigo Testamento, cujo pintor foi o artista Ângelo Lazzarini, auxiliado por um morador local, Fiorelo Orlandi, o mestre de obras foi Luis Soldera.
É considerada uma das mais belas igrejas da região da Quarta Colônia. Encanta a todos que a visitam com sua pintura interna. O grande artista Lazzarini consagrou-se nos municípios da Quarta Colônia. São suas obras as pinturas de Igreja como: Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Nova Palma, Ivorá, São João do Polêsine e Silveira Martins. As pinturas de Lazzarini foram feitas entre o final dos anos 50 e início dos anos 60.
Segundo relatos de moradores do município contam que Lazzarini ampliava a gravura que seria pintada na parede num papel e, assim, transmitia para a parede somente copiando com o olhar, toda a pintura interna foi pintada a mão pelo artista. Cada família na época pagava um quadro, ou seja, uma gravura que era pintada na igreja. Todos trabalhavam de graça, até aos domingos, buscavam tijolos de carroça. Foram necessários dois anos para concluir a igreja, sem máquinas, só com o trabalho braçal. O dinheiro para comprar os materiais era todo de doações dos colonos.
Havia um andaime especial para que fossem feitos os painéis do teto e das abóbadas. A tinta era feita com turmalina e uma liga a base de goma-laca. Para se fazer o esboço, cada pároco apresentava um conjunto de imagens, as quais chamavam de santinhos e que deveriam ser ampliadas. Cada desenho era feito em uma espécie de cartolina que servia de molde para a pintura na parede.
O pagamento dos artistas era feito pela comunidade, por meio de doações em dinheiro, animais ou em sacas de algum produto agrícola. Lazzarini era o líder da região, as pessoas gostavam e admiravam seu trabalho. As cores das tintas vinham separadas e eram misturadas com água para conseguir as cores desejadas juntamente com a laca, a combinação das cores era quase que perfeito.
A base da igreja é feita toda de pedra, depois vem o tijolo. A construção era muito difícil, com muita dificuldade, não tinham as medidas exatas, pois não possuíam recursos para isso nem condições financeiras. Como a igreja possuía outros andares mais altos, fizeram uma roldana com uma corda para levantar o material por mais de 3 metros, colocaram um cavalo para que este, quando caminhasse, a corda levantasse e alcançasse os tijolos.
Havia mais ou menos cerca de 30 a 40 homens trabalhando na construção, sendo que 50% eram voluntários, ou seja, pessoas da comunidade.
Relatam os moradores que se fosse fazer a igreja hoje, não seria possível, mesmo com as máquinas modernas que existem atualmente. Faziam pelo amor a Deus, com muita fé e com muito esforço.

Tv. Vicente Paloti, 98, Faxinal do Soturno - RS, 97220-000, Brasil
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira fica aberta ao público das 7h30min às 17h30min Finais de semana visitas podem ser agendadas.

Casa Paroquial

Telefone: (55) 3263-1079

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES