O santuário era de propriedade dos padres e foi concluído entre os anos de 1949-1950, graças ao Padre Fioravante Trevisan. O altar foi construído por Eugenio Piovesan no ano de 1950, o mesmo foi financiado, ou melhor, foi uma doação da empresa Tigre da época, fundada em 1921-2002.
A imagem da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt está ligada a campanha da Mãe Rainha de Schoenstatt iniciada pelo diácomo João Luiz Pozzobom em 1950 e incentivado pelo Pe. José Kentenich, fundador,do movimento Apostólico de Schoenstatt.
Abrigo espiritual, transformação interior e fecundidade apostólica, protetor sobre nossas famílias.
Schoensttatt é um lugar da Alemanha, perto das montanhas, muito bonito. Ali fica uma vila, onde os padres palotinos tem um seminário maior.
Os seminaristas não tinham um lugar para se encontrar e fazer suas reuniões. Havia no fundo do pátio uma antiga capelinha, por muito tempo abandonada tomada pela vegetação e já em estado deteriorado, que tinha sido dedicada ao anjo São Miguel.
O Pe. José Kentenich, diretor espiritual dos seminaristas conseguiu do reitor da casa, permissão para limpá-la, fazer os consertos necessários e ocupá-la para as reuniões dos seus seminaristas. Assim foi feito. Tiraram as ervas, limparam o chão, lavaram as paredes e pintaram e em condições marcaram o dia 18 de outubro para a inauguração.
Era o ano de 1914, véspera da primeira guerra mundial. Havia no Seminário um quadro de Nossa Senhora, sem nome. Levaram-no para a capelinha e o instalaram no altar do anjo São Miguel e colocaram a estátua do anjo no lado direito.
No dia da inauguração rezaram o terço e como era costume cantaram as ladainhas. Quando chegaram na invocação Mãe Rainha Admirável, o Pe. Kentenich teve uma forte emoção, uma espécie de êxtase, pediu para parar e repetir a invocação. Novamente sentiu a mesma sensação e para confirmar que este era o título que Nossa Senhora queria, pediu para repetir pela terceira vez.
Por isso ficou sendo chamada Nossa Senhora Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Acreditando que foi obra do Espirito Santo, colocaram em cima do quadro a imagem do Divino Santo em forma de pomba.
A partir daquele dia desenvolveu-se em torno do quadro e da capelinha toda uma espiritualidade, como graças especiais, conversões, atos heróicos e através de uma total entrega à disposição de Nossa Senhora chamada de Carta Branca, passou a chamar-se de Santuário.
O Santuário está localizado no centro do município no Bosque Municipal, numa área de preservação ambiental, um lugar de paz, oração em meio a natureza.
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo
Telefone:
(55)
3263-3700 / 9973-2640