ATRATIVO

MADELUSTRE - Mundo do Vidro ? Magia da Luz

O fascínio manifestado por clientes e outros convidados em visita às instalações da vidraria própria da Madelustre inspiraram a criação desse novo roteiro de turismo de experiência em Garibaldi: Mundo do Vidro ? Magia da Luz. Os visitantes poderão também aprender sobre a história do vidro no mundo e conhecer a supertaça da Fenachamp de 219 cm de altura, que entrou para o Livro dos Recordes como a maior taça de espumante do mundo. Na visita guiada, o público pode acompanhar o funcionamento de uma vidraria e ainda ousar pessoalmente o manejo de algumas técnicas. No showroom da empresa, as linhas de luminárias e acessórios decorativos Madelustre destacam os produtos reconhecidos nacionalmente pela sua qualidade e design.
O vidro
Areias, carbonatos e material fundente são submetidos a altas temperaturas e se transformam em um líquido com extraordinária plasticidade. Eis o vidro, considerado um dos materiais mais fascinantes para se trabalhar.
As mais remotas amostras de vidro datam de mais de 5 mil anos. Podem ter sido produzidas sob a interferência de raios nas praias fenícias e egípcias. Desde antes de Cristo, o povo romano se especializou na arte de trabalhar o vidro. Recebeu o título de inventor do ?muro transparente? (vidraça) e desenvolveu técnicas para dar forma aos vidros.
Após a decadência do Império Romano, os mestres vidreiros concentraram-se principalmente em Veneza, na Itália. Para garantir o segredo das fórmulas do vidro e resguardar o conhecimento dos seus mestres, as fábricas foram limitadas à Ilha de Murano, cerca de 700 metros de Veneza, onde os artesãos de Murano transformaram o vidro em verdadeiras obras de arte.
Os imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha no final do século XIX trouxeram na bagagem o conhecimento de técnicas da cultura vidreira que se expressou na produção em série de vasilhames para abastecer a indústria vinícola. Nas décadas de 1970 e 1980, chegaram a funcionar 19 empresas de fabricação de vidro na região. Grande parte da produção era destinada aos garrafões e garrafas e muito pouco a peças de artesanato.
Com a crise da economia do início dos anos 80, essas fábricas passaram a perder competitividade para indústrias do centro do país. Não se renderam aos novos processos tecnológicos e poucas sobreviveram.

R. Cristóvão Colombo, 190 - Guarani, Garibaldi - RS, 95720-000, Brasil
Horário de Funcionamento: Horários de visitas à vidraria Terça a sábado: das 10 às 16h (último horário de visita às 15h) Horário do Show Room Terça a sexta-feira: 8h às 17h Sábado: das 10h às 12h; Para agendamento de grupos contate o telefone e ou e-mail.

Telefone: (54) 3462 9524
Email: turismo@madelustre.com.br
Site: http://www.madelustre.com.br/contato

Abrangência: Interestadual

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES