ATRATIVO

Fazenda Borges

A história começou em 16 de outubro de 1789 quando Antonio Gonçalves Borges, vindo da ilha de Açores, solicita a Sesmaria do Vacacai Mirim, junto à Provedoria da Fazenda Real, cujas cópias de tais documentos se encontram expostos no galpão da sede.

A Fazenda tornou visíveis documentos, objetos e fotos que passaram por sete gerações chegando, hoje, a oitava. Serão duzentos e vinte e seis anos completados no mês de outubro de 2015.

O acervo exposto é o retrato da história da Fazenda para que as gerações, atual e futura, tenham a visão de como foi a evolução durante mais de dois séculos de existência auxiliando, por exemplo, a visualizar como a serra de estaleiro e a enxó desdobraram a madeira usada na construção da sede, ou como as lamparinas clareavam as noites, ou ainda como era utilizado o ferro a brasa para passar roupa, sem esquecer das outras peças que facilitavam as lides diárias: pilão, prensa para banha suína, moedor de grãos, picador de pasto, debulhador de milho, forma para velas, batedeira de nata, etc, tudo manual.

Documentos a partir de 1789 expressam o trato à terra, o cumprindo seu papel social desde sua formação abrigando dezenas de moradores, trabalhadores, gerando emprego e renda, gerando imposto, auxiliando em ações junto à comunidade, proporcionando a prosperidade, a preservação do patrimônio e a dedicação das gerações que passaram pela Fazenda.

Fazenda dos Borges s/n, Brasil
Horário de Funcionamento: Visitação ao Acervo da Família Borges (com agendamento).

Telefone: (55) 9901-0254

RIO GRANDE DO SUL: UM GRANDE DESTINO NAS 4 ESTAÇÕES