Foi inaugurada em 1898 (1899) pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana, já na concessão da Auxiliaire. No ano de 1895, foi ali, próximo ao arroio da Restinga Seca, construída uma caixa d´água para alimentação dos trens a vapor, originando o primitivo nome de ?Caixa d´água?. Apesar de parada obrigatória para os comboios, todas as mercadorias eram desembarcadas nas estações mais próximas, Jacuí, Estiva ou Arroio do Só. Como já existia ali um núcleo povoado, uma comissão de moradores pediu à Cie. Auxiliaire, em 1898, uma estação junto à caixa dágua. A povoação passou a se chamar Restinga Seca, nome dado à estação aberta em 1898 - ou 1899, não se tem certeza. O primeiro agente foi João Antonio da Cunha, telegrafista da estação de Rio Pardo. Em 1899, Domingos Jorge Mostardeiro abriu uma hospedaria, dando origem a um povoado (nota do autor do site: isto contradiz a afirmação acima, extraída do IPHAE, de que o povoado já existia quando da abertura da estação) (Cristina Oliveira, Diário de Santa Maria, 25/09/2006). Neste último ano, o casal Mostardeiro ali instalou uma hospedaria. Os trens de passageiros deixaram de passar na linha e pela estação em 02/02/1996.
(Fontes: Gazeta Mercantil, edição de 1996; Guias Levi, 1940-1981; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Jornal Diário de Santa Maria, 25/09/2006; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962).
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