O povoado de Hamburgerberg, núcleo inicial de Novo Hamburgo, teve sua origem nas casas comerciais e de artefatos que se estabeleceram num entroncamento de importantes estradas do século passado: o caminho das tropas, que vinham dos Campos de Cima da serra e da Estrada do Norte. Desde as picadas de Dois Irmãos, Bom Jardim e Travessão, essas vias encontravam-se para, logo em seguida, dividirem-se rumo ao Sul, via São Leopoldo, em direção ao oeste, via Porto dos Guimarães (São Sebastião do Caí).
Confluência de caminhos, o povoado cresceu espontaneamente com ruas estreitas, largos becos, praças, casarios e quintais. Em 1857 seria a sede do quarto distrito de São Leopoldo, com o nome de Nossa Senhora da Piedade de Hamburgerberg. Quando, em 1927, Novo Hamburgo se emancipou, o antigo núcleo, então já denominado Hamburgo Velho, passou a segundo distrito do recém criado município.
Hoje, Hamburgo Velho é um bairro da cidade, que preserva uma rica paisagem urbana, onde as referências da imigração alemã ainda persistem. Destacam-se no conjunto do Sítio Histórico os prédios da Casa Schmitt-Presser e da Fundação Scheffel.
Mais informações na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Turismo
Horário de Funcionamento: De segunda à sexta, das 9h às 17h
Telefone:
(51)
3594-9940
Site: http://www.novohamburgo.rs.gov.br/